segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Veja aqui as melhores redações do Lourival !

           Veja aqui as melhores redações do Lourival !


                                           


Recentemente os alunos do Lourival Gomes Machado participaram de uma "competição" de redação , onde as melhores redações foram selecionadas , você pode ver estas redações logo abaixo;


Larissa dos Santos Silva ~ 2°Ano
Juventude e arte de rua

Na atualidade, é muito comum jovens fazerem arte de rua, pois para eles a arte de grafitar é uma das formas que encontram para expressar seus sentimentos , como também contestar algo que esteja em desacordo com os seus pontos de vista.
A arte de rua, embora seja vista com maus olhos por uma parte da sociedade , quando transmitida pelo jovem , pode conduzi-lo a uma transformação fazendo com que ele tenha uma visão mais ampla sobre os pontos fortes e fracos da sociedade onde mora , assim , ao levar para algumas escolas , repassa os conhecimentos obtidos entre os jovens ligados a movimentos culturais , sua arte.
Com isso, ao mesmo tempo que o jovem com essa vocação transmite suas ideias através da arte de rua , atualmente pode ter a oportunidade por meio dela , de ganhar o seu sustento.
Vale lembrar que o resgate das culturais tradicionais também motiva muitos jovens a conhecerem a cultura do nosso povo através da arte da rua. Fazendo entender o significado de nossos valores.


Daiane Pires de Moraes – 3° ano
Juventude e tribos urbanas

Em uma sociedade existem pequenos grupos de indivíduos chamados de tribos urbanas, que diferenciam-se por sua aparência , pois apresentam características diferentes como : corte de cabelo , estilo de roupa , linguagem , ideologia , gosto musical , etc..
Algumas tribos, por terem pensamentos diferentes acabam entrando em conflitos. Essa realidade tem sido registrada desde os anos 60, e, desde então vem crescendo muito.
Enquanto uns são a favor da violência, outros querem apenas paz, amor e tranquilidade. Exemplo disso são os “clubbers” (raves) , que são a favor do respeito ao meio ambiente e do respeito as demais pessoas , independente da religião , raça , sexo e classe social.
Na sociedade contemporânea, o processo de formação de novas tribos é mais complexo pela grande revolução tecnológica, pelos meios de comunicação, dos interesses, dos assuntos e a influência da mídia a formação do sujeito.
Os jovens querem se orientar por favores diferentes dos quais estão acostumados, querem ser um diferencial, formar uma identidade própria; por isso são criadas as tribos jovens.



Thais de Albuquerque Silva ~ 3° ano
Juventude, racismo e discriminação.

O Brasil atualmente, apesar de ser um país miscigenado, possui muitos casos de preconceitos, tanto de raça, como de classe social e de gênero. Os casos de maior incidência são do racismo e a homofobia.
No caso do racismo, todos sabemos que ele existe há muito tempo, o que o torna ainda mais absurdo. Com toda a evolução da sociedade, ainda existem pessoas que alimentam a ideia de que a cor da pele torna uma pessoa diferente da outra, no sentido de superior ou inferior.
Já a homofobia manifesta-se fortemente por causa das conquistas sociais adquiridas com as lutas do movimento gay. Dentre os que são contra, há ainda os eu consideram como doença defendendo, ainda a ideia de cura.
A pior parte de toda essa ideia descabida é que existem grupos que se acham no direito de agir com violência contra essas pessoas, agredindo-as de maneira extremamente cruel, levando não raramente á morte.
A constituição define claramente o direito de ir e vir de todos os cidadãos, mais por causa da atitude irracial de alguns; casas homossexuais, ou mesmo o povo negro, vive com medo de andar nas ruas.
A impunidade incentiva o crescimento desses atos de desumanidade e total desrespeito ao próximo ser humano;
Um ser humano não pode ter a vida ceifada por sua orientação sexual ou cor da pele. Essa é a razão pela qual a luta das minorias por igualdade continua um direito de muitos, mas conquistado por poucos.



Joubert W. Andrade Souza – 3° ano
Juventude, racismo e discriminação.

Hoje em dia, o preconceito ainda está em alta na juventude das pessoas. A juventude negra vive sob um legado de discriminação com ações históricas de marginalização e exclusão dos postos de trabalhos.
A juventude negra e o movimento negro organizam-se para lutar contra os estereótipos fortalecidos pelos meios de comunicação e educação racista, pois eles buscam equilibrar o jogo de poder com a juventude branca.
O racismo no Brasil por parte da juventude crua lugares para nos abater, espaço para nos limitar e um mundo para nos devorar. É necessário que a juventude vença todas as discriminações.
É o momento da juventude começar a dar mais atenção á pauta das da discriminação e o racismo, pois a forma como as pessoas encaram o racismo e a discriminação é muito superficial.
Portanto fazer palestras e orientar os jovens de como o racismo e a discriminação afetam a vida em sociedade.



Ezequiel Dias da Silva – 1° ano
Juventude, racismo e discriminação.

O racismo, aqui no Brasil, está se demonstrando como uma prática. Uma torcida de time ofendendo um goleiro do time adversário é um bom exemplo.
Muitos acham que falar de racismo é falar contra os negros, mas o racismo é um preconceito baseado na diferença de raças de pessoas, ou seja, o racismo é qualquer atitude de separar as raças humanas. Mas de onde vem o racismo? Algumas pessoas têm diversas origens, por terem ouvido as diferenças e a superioridade de determinadas raças, em outros, algumas atitudes mudaram sua forma de pensar no crescimento. Tem algumas pessoas que não percebem o racismo, ou seja, de alguma forma sútil, mas que pode ser notada em piadas, xingamentos, ou evitando o contato físico com a pessoa.
O modo de uma pessoa negra se vestir e falar viram símbolos para todos julgarem se é suspeito de algum crime.
Portanto, precisamos promover um diálogo para acabar com esse esteriátipo e é necessário levar educação ás escolas para combater os preconceitos, conscientizando sobre a ideologia racista.



Amanda Vieira – 2° ano
Juventude e homofobia

De acordo com a declaração universal dos direitos humanos, temos direito a fazermos nossas escolhas, direito á liberdade, e todo indivíduo tem direito a autônoma de opinião e de expressão.
Homofobia é o termo usado para designar o preconceito e aversão aos homossexuais.
Na maioria das vezes, são os jovens o que mais sofrem com a homofobia. Quando se é jovem e tem uma orientação sexual diferente, é muito difícil se encaixar na sociedade, principalmente nos ambientes escolares, e, a maioria desses jovens sofrem preconceito e “bullying”.
Sabendo que todos nós temos direito de sermos quem quisermos, é obvio que a homofobia vai contra todos os direitos básicos que temos.
Os homofóbicos sentem nojo e ódio de quem tem uma opção sexual e amorosa diferente, chegam a desrespeitar e agredir verbalmente e fisicamente.
Muitos homossexuais deixam de ser eles mesmo, escondem seus hábitos e costumes por medo, e, muito frequentemente, sofrem de depressão, o que pode leva-los ao suicídio.
As pessoas deviam ter a consciência de que mesmo a Declaração Universal dos Direitos Humanos não sendo uma lei, ela existe para incentivarmo-nos termos uma sociedade melhor e sem preconceito...



Débora Cristina E. de Santana – 2° ano
Homofobia

A homofobia é um preconceito que é praticado no dia-a-dia. Os que mais tem preconceito são pessoas religiosas que acreditam que Deus criou o homem e a mulher para ser um casal. Esse conceito está errado, pois cada um sabe o que quer ser.
A juventude homossexual sofre muito porque tem vários que não se assumem com medo do que pode acontecer e também vários jovens homofóbicos, muitas vezes só por diversão, ou porque não aceitam o modo de ser do outro.
Já existe leis contra a homofobia, e isso é motivo de cadeia.
Portanto, devemos pensar sobre esses conceitos, pois ninguém é melhor que ninguém.



Igor Moreira da Silva – 3° ano
Grafite e Pichação

O grafite é considerado uma das maiores artes de rua, existe em todos os países. Infelizmente, por algumas pessoas é considerado um crime e não uma arte.
Existe muita discriminação no grafite, a maioria acontece por parte dos policiais que não gostam da cidade decorada, só querem dinheiro no bolso, eles costumam agredir os artistas apenas pelo fato de estarem fazendo arte. Se for uma arte protestante então.. Muitos não entendem que o grafite é grafite e pichação é pichação;
Pichação é considerado até crime, mas toda arte em cidades deveria ser aceita , não criticada. Tanto o grafite como a pichação são arte, a diferença é que algumas artes de ria são como protestos contra o sistema.
Grafiteiros – pichadores e o sistema não são combinação muito boa.
Picasso também fazia protesto em forma de arte, manifestando em quadros. Agora, deixo uma pergunta a você: se Picasso pichasse , pichação seria arte ?
Sou praticante dessa arte e, na minha opinião toda arte é bem vinda.



E.E Prof. Lourival Gomes Machado
Professor: Arnaldo Jr.

0 comentários:

Postar um comentário

 

2014 ·Filosofia no Lourival. Todos os direitos reservados